24 fevereiro, 2021

Corre Silas, corre!

André Silva é aos olhos dos mais atentos adeptos, a grande surpresa entre a lista de goleadores da Bundesliga, na Alemanha. Tal feito e ascensão enchem (e bem) de orgulho os mais patriotas dos fãs, mas ainda assim não deve fazer com que não se centrem atenções noutros tipos de talentos. É que na lista de melhores marcadores do principal escalão do futebol alemão, surge um nome que será preciso ter em conta para os próximos anos, Silas Wamangituka.

Formado no seu clube local, o Olympic Matete FC, em Kinshasa na República Democrática do Congo, percebeu desde cedo que teria de sair para potenciar todas as suas qualidades e dar a conhecer ao mundo o seu potencial. Foi uma questão de tempo até chegar aos principais escalões das Ligas Europeias, sendo que atualmente vive o melhor momento da sua ainda curta e promissora carreira. 




Silas Wamangituka, nascido em 1999, atualmente com 21 anos de idade, natural da República Democrática do Congo e atleta do Verein Bewegungsspiele Stuttgard 1893 (Estugarda) da Alemanha. Joga como Extremo-Direito ou como 2 º Avançado, mede 1,89m altura, pesa 82kg e o seu pé preferencial é o direito. Na presente temporada conta com 23 jogos e 13 golos em todas as competições em que os Die Schwaben estão inseridos. Ao longo do seu percurso representou ao nível de formação o Olympic Matete FC da República Democrática do Congo e ao nível sénior o Olympic Alès Cévennes e Paris FC em França e VB Stuttgard na Alemanha. 

Avançado rápido, possante, com bons pormenores físicos e com boa qualidade técnica. Veloz na aceleração com e sem bola, percorre vários metros no terreno com ela controlada, ultrapassando facilmente vários adversários e encontrando espaço para finalizar em zonas de muito perigo. Tem boa capacidade de decisão e é muito forte na finalização, especialmente em situações de 1x1 com o Guarda-Redes.

Imprevisível, tanto pode atuar através das alas como pode tentar interferir nas manobras ofensivas rompendo através de iniciativas individuais e colectivas em zonas interiores do terreno. Explosivo e também matreiro, gosta de aparecer de forma surpreendente e inesperada nas costas dos oponentes. Um verdadeiro lutador que nunca dá um lance como perdido e consegue levar a melhor e ser bem sucedido muitos vezes por culpa dessa sua insistência. 

Silas foi à luta, arriscou e caminha agora para uma carreira que tem tudo para ser de enorme sucesso. Encontrou no projecto do VB Stuttgard, uma forte aposta na juventude que lhe vai permitindo evoluir e desenvolver-se ao mais alto nível e mostrar todas as suas credencias ao mundo do futebol. O potencial para chegar aos patamares mais elevados do futebol mundial está todo lá e será uma questão de tempo até chegar a um tubarão europeu. 



João Sidónio, o Central que se vai valorizando em Mirandela

Zaidu Sanusi, Ricardo Mangas, Zé Ricardo ou Kelvin Medina são hoje profissionais de futebol. São alguns dos vários exemplos de uma aposta de sucesso, do SC Mirandela, que com uma base de recrutamento sólida e muito assertiva tem tido nas suas boas prestações, do Campeonato Portugal, uma rampa de lançamento para vários atletas chegarem as competições profissionais.

Quem vê João Sidónio subir ao relvado percebe logo que uma das jóias mais valiosas do plantel Alvi-Negro será um dos próximos a tralhar esse caminho. É neste momento um dos melhores Defesas-Centrais, da Série A do Campeonato Portugal, e um dos vários valores emergentes da turma orientada por Rui Eduardo Borges, que tem vindo a realizar uma época muito positiva.



João Sidónio Freitas Dias, nascido em 1999, atualmente com 22 anos de idade e atleta do Sport Clube Mirandela. Desempenha a posição de Defesa-Central, mede 1,86m de altura e o seu pé preferencial é o direito. Ao nível de formação representou clubes como a Casa do Benfica da Póvoa de Lanhoso, Palmeiras Futebol Clube, Sporting Clube de Braga e Gil Vicente Futebol Clube e ao nível sénior representou clubes como a Associação Desportiva de Oliveirense, Associação Recreativa São Martinho e a equipa de Sub 23 do Futebol Clube Famalicão na Liga Revelação.

Tremenda classe na forma como lidera a sua defesa, é um verdadeiro líder e comandante. Muito completo e rápido com e sem bola. Com bola consegue sair muito bem a jogar e consegue descobrir caminhos e linhas de passe com grande facilidade. Sem bola possuiu uma capacidade muito a cima da média na antecipação e é muito aguerrido na reacção a perda.

Muita maturidade e uma enorme margem de progressão, aliadas a características fantásticas, fazem prever um enorme futuro para este jovem atleta.

15 fevereiro, 2021

APRESENTAÇÃO

Bem-Vindos:

Olá caros amigos e leitores (que sejamos muitos mais ao longo desta aventura), bem vindos ao meu novo espaço de arquivo de análise futebolística, TALENTO COM BOLA, um Blog destinado a elaboração de vários e diferentes temas sobre futebol. Inauguro desta forma este espaço, que alimento como um dos meus próximos projectos que, espero eu, um dia, venha a ganhar asas como um Blog de referência a nível nacional.

Quem Sou?

O meu nome é Sérgio Edgar Oliveira Ferreira, tenho 23 anos de idade e sou natural da bela e linda cidade de Fafe, terra de justiça, da qual nunca saí, fazendo sempre através dela o meu percurso, quer escolar, quer profissional quer desportivo. Quem me conhece sabe da minha ligação ao futebol e a tudo o que o envolve. Entre as varias áreas que englobam este mundo futebolístico, a posição e o seu treino específico de Guarda-Redes bem como o Scouting e análise de atletas sempre foram a minha grande paixão e motivação, as áreas onde me sinto mais preparado para actuar.



O Meu Percurso?

Comecei por praticar futebol com cerca de 12 anos de idade, naquela altura nos escalões mais novos do Operário Futebol de Antime de onde transitei para os Iniciados da Associação Desportiva de Fafe onde permaneci até aos Juvenis. Acabei por representar mais alguns clubes a nível concelhio, tanto a nível de futebol formação como a nível sénior, tendo terminado esta aventura na Sociedade Recreio de Cepanense onde actualmente exerço funções de Treinador de Guarda-Redes. Participei também em formações de analises e recrutamento de jogadores via online com alguns Chief Scoutings da Primeira Liga e fui também por cinco anos colaborador da página DN Desporto Nacional de Formação, onde juntamente com muitos outros colegas demos a conhecer muitos daqueles que são hoje os melhores atletas do futebol português a nível mundial. 



A Causa?

Sempre deixei evidente, que na minha opinião, qualquer clube em Portugal, desde o mais profissional ao mais amador, deveria olhar com sérios olhos para uma forte aposta em bases fortes e solidificadas para o futebol formação. O objectivo era ter na formação a principal fonte de recrutamento para as equipas principais. Foi assim que ingressei em 2013 no projecto do DN - Desporto Nacional de Formação, com o objectivo de explorar e dar a conhecer os grandes jovens talentos do nosso futebol, por acreditar que era neles que residia o futuro e o sucesso de muitos dos clubes portugueses. Fomos durante muitos anos uma das páginas mais fortes na divulgação do futebol de formação, onde destacamos atletas que hoje jogam em competições com níveis de exigência elevadíssimos. Foi uma missão que ao início custou a muita gente entender, mas é de uma enorme satisfação, olhar para traz e perceber que valeu a pena, pois hoje, já muitos clubes e outras autoridades responsáveis pela modalidade em questão já olham e abordam de uma maneira diferente este tema, que é ainda muito delicado e que não esta 100% cimentado. 



O Objectivo: 

Criei este espaço com a vantagem de ter adquirido ao longo dos últimos anos ferramentas que me vão ajudar imenso na realização deste projecto e por acreditar ser portador das bases para as usar. Alargar o conhecimento sobre o valor que há no futebol português e mundial é um dos objectivos deste Blog assim como a identificação desse talento ainda antes dele ser conhecido. É com esse objectivo que me lanço nesta aventura. 




Vamos a isso, espero que gostem!   

Tiago Araújo, um talento para o futuro

Após uma época difícil mas onde o Sporting Clube Ideal viu confirmada a manutenção na Série G do Campeonato Portugal e que consequentemente ...